top of page

Conheça a obra do mestre Roberto Burle Marx

Atualizado: 4 de mai. de 2020

O paisagista internacionalmente conhecido é o principal mestre inspirador do trabalho realizado no Sítio Raízes


Somos inspirados pelo grande mestre Roberto Burle Marx. Ele viveu e influenciou muito a região de Guaratiba, onde estamos localizados. Em seu Sítio, aqui pertinho, trouxe plantas de várias regiões do Brasil e do mundo e fez experimentos que resultaram em jardins esplêndidos. Roberto começou sua jornada ainda na infância, com grande influência da sua mãe, ao cuidar das plantas no jardim de sua casa na Avenida Paulista, em São Paulo.


Com problemas nos negócios, sua família se mudou para o Rio de Janeiro em 1913. Assim, o paisagista se desenvolveu e criou uma forma única de pensar o seu trabalho, visto que suas obras pareciam pinturas vistas de cima, com projetos amplos e visão diferenciada do paisagismo.


Por conta de alguns problemas na visão, em 1928, sua família se mudou para a Alemanha, onde Burle Marx também teve ampla influência e inspiração. Um dos grandes impactos foi a vista do Jardim Botânico, que continha inclusive plantas brasileiras conhecidas por Roberto.


Em 1930, o paisagista voltou ao Rio de Janeiro e logo se matriculou na Escola Nacional de Belas Artes. Nesse período, Roberto teve influência de grandes artistas, arquitetos e paisagistas, como Cândido Portinari, Oscar Niemeyer e Hélio Uchôa. Em 1932, realizou seu primeiro projeto de paisagismo.


No final dos anos 40, Roberto Burle Marx adquiriu um sítio em Guaratiba, que hoje em dia é um dos maiores acervos de seu legado. Até hoje, nós do Sítio Raízes somos influenciados por sua obra e trabalhamos com mudas de plantas que foram desenvolvidas pelo mestres e utilizadas em seus projetos. Abaixo, conheça alguns dos principais trabalhos de Burle Marx:


Parque Generalíssimo Francisco de Miranda (Caracas)


Ibirapuera (São Paulo)


Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro)



Aterro do Flamengo (Rio de Janeiro)


Palácio do Itamaraty (Brasília)




21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page